Forum Cannabis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Perfec19

THGrow

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Spritz11

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Chanti10

THGrow

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

THGrow


Ir para baixo
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 4:27 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Aquaponico
Um sistema aquaponico é um sistema que tenta imitar os sistemas naturais de cultivo das zonas de mare e pantanais.
A palavra "aquaponico" foi sendo adoptada ao longo do tempo e é hoje consensual o seu uso, para definir um sistema hidroponico que em vez de fertilizantes de frasco (quimico = hidroponico, bio = bioponico) utiliza uma simbiose entre peixes, bacterias e plantas.

Os peixes
Os peixes sao alimentados e pelo sistema metabolico normal a todos os vertebrados expelem dejectos.

As bacterias
As bacterias sao pequenos seres que aproveitam os compostos libertados pelos peixes, sob a forma de amonia, e a transformam numa primeira fase em nitrito e posteriormente em nitratos.
Esta é uma descriçao simplificada, mas é cientificamente correcta.

As plantas
As plantas absorvem os nutrientes que as bacterias transformaram, e crescem.

Como funciona?
O sistema so funciona, so pode ser compreendido, em conjunto.
Qualquer aquariofiliasta sabe que de x em x temp tem de trocar a agua ao seu aquario. Isto deve-se a acumulaçao de nitratos na agua, nutrientes.
As bacterias decompoem a amonia que é muito toxica para os peixes num composto menos toxico, os nitritos, e os nitriotos noutro ainda menos toxico, o nitrato.
A questao é que embora o nitrato seja bastante tolerado pelos peixes, ele so é tolerado ate determinado valor.
Uma coisa que sabemos é que as plantas absorvem, entre outros componentes, nitratos. Entao ao se acrescentar plantas naturais ao sistema, conseguimos melhorar a qualidade da agua para os peixes, reduzindo a necessidade de trocas de agua.
Simplificando:
Damos comida aos peixes - alimentam as bacterias - alimentam as plantas (com a luz) - limpam a agua para os peixes - ... circulo infinito.

algumas regras:
1 - estamos a falar de seres vivos, se nao teem tempo, vontade ou capacidade para tomar conta de animais vivos, mantenhan-se no hidroponico ou bioponico
2 - isto é um circuito fechado, se falha um dos elementos, falham todos.
3 - Os peixes e plantas teem de ser escolhidos de acordo com o clima/temperatura a que vao estar sujeitos todo o ano.

Em seguida vou colocar uma serie de fotos do meu sistema, que ainda esta em desenvolvimento e possivelmente estara ate eu morrer.

NOTA:
Eu tenho um problema de dislexia, desde que a palavra tenham todas as letras, eu tenho muita dificuldade em reparar se elas nao estao na ordem correcta. Alem disto, quase 20 anos a escrever em teclados ingleses fizeram com que deixasse de utilizar acentos, dai ser muito raro eu usar acentuaçao nas palavras.
Quem tiver dificuldade em compreender o que eu escrevo, a unica coisa que posso fazer e agradecer o tempo dispendido.


Última edição por cable-man em Ter Out 14, 2014 3:58 pm, editado 1 vez(es)


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Re: Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 5:05 pm
Sim, da para cultivar qualquer planta que tolere pH entre 6.0 e 8.0
Tendo o cuidado de adaptar sempre os peixes de forma a que todos tolerem o memso pH.
pH abaixo dos 6 nao é possivel manter porque as bacterias deixam se reproduzir nas quantidades exigidas num sistema destes.
Acima dos 8... nao ha muitas plantas que tolerem.


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Re: Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 5:08 pm
De frente:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O aspecto geral da coisa, da esquerda para a direta:
Cama 1 = resto dos tomateiros MoneyMaker
1 Capsicum chinense Brain Strain
sementeira de cenoutras e couves de bruxelas

Cama 2 = sementeira de folhosas para os NFT

cama 3 = resto dos toimateiros determinados ainda a produzir e sementeira de alhos

Cama 4 = invernada de piripiris

A direita de tudo, o lago coberto com paineis solares fotovoltaicos

Por tras, o abrigo do NFT ainda com a rede sombreira de 80%


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Re: Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 5:11 pm
Vista de lado
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vista lateral, da esquerda para a direita:
Pimenteiros vermelhos e amarelos, e por ali abixo os Capsicum nos DutchPot
Abrigo do NFT
Camas


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Re: Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 5:26 pm
No NFT
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O topo, a parte mais alta, tenho varias torneiras de rega a dividir o caudal.
A agua chega aqui num tubo de 25mm, que depois é dividido pelos 6 + 1 tubos.
O de topo nao tem regulaçao para permitir o escoamento do excesso de pressao da bomba.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os tubos todos com alface roxa, tomaterios determinados, capsicum anuum Peter Penis Pepper,  pak choi roxa e mustarda tatsoi.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
No tubo superior tambem tenho melaao rato.
Sabe a pepino, mas sao piquenininhos. essa da foto esta adulto, naao cresce mais. Sao bons para pickles.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pak choi roxa.
Bastante atacada pelos caracois.
Um dos problemas dos sistemas aquaponicos é a pouca variedade de anti-pragas que se podem usar. Um elemento normal neste combate é o oleo de neem, no entanto eu nao posso usar no sistema porque prejudica os peixes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mustarda Tatsoi.
Esta couve é memso muito boa par ser utilizada em arroz ou sopa.
tem um sabor pungente, mas nao taao amargo como as nabiças e nao é aspera.
Ate ao primeiro mes a mes e meio as folhas sao tenras o suficiente para poderem ser utilizadas em saladas.


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Re: Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 5:46 pm
DutchBuckets

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aqui os pimenteiros doces.
Tenho vermelhos e amarelos, mas so os vermelhos estao aind a acorar.
Esta ja é a segunda colheita destes gajos.
Estes DutchPot sao aquarios que eu tinha na loja online ja ha montes de tempo sem vender, entao fiz um furo no fundo e usei os gajos.

Capsicum chinense "Carolina Reaper"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Record do guiness de mais pincante do mundo em 2013

Capsicum chinense "Fatalii"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Estes gajos sao memso muito bons produtores.
alem do cheiro e sabroes absolutamente fantasticos, teem tambem muito bom aspecto.

Capsicum chinense "Scorpion Butch Taylor"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Record do guiness de mais picante do mundo em 2011


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Re: Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 5:50 pm
O meu projecto para um aquecedor solar para o lago.
a ideia é meter uma bobine de tubo preto dentro de uma caixa de vidro e circular a agua do lago por ela.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A bobine em tubo de rega de 16mm
Vai ficar ligada  a uma bomba de 12V e aos termostatos.
Sempre que a agua do lagoe sta abixo dos 20 e a agua do tubo acima dos 25, a bomba liga.
Sao uns 10 metros de tubo, nao acredito que seja suficiente para aquecer a agua, mas espero que consiga manter a temperatura.

Um painel solar de 20W e uma baateria vao manter o sistema em funcionamento.
A bateria é apenas para os termostatos nao perderem as definiçoes quandoi nao ha sol no painel, embora  a bomba nao va funcionar sem sol proque nao ha nada para aquecer a agua.


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Re: Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 5:55 pm
A cama 1 eu nao tirei foto.
Esta apenas com alguns tomaterios em fim de epoca e semente de couve de bruxelas, cenouras e uma capsicum chinense "Brain Strain"

A cama 2:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Cama 2
Sementeira de alfaces, tatsoi e pak choi.
As pack choi e tatsoi sao semeadas quando os tubos no NFT estao cheios com a csementeira anterior.
Comod emoram bastante a crescer nao vale a pena estar a fazer varias sementeiras.

As alfaces sao semeadas umas quantas todas as semanas, proque elas levam 6 a 8 semanas a terem tamanho suficiente para ir para o NFT.,
Assim tenho a parte das alfaces dividida em 8 partes e tenho sempre alfaces em tamanho bom para ir para o NFT.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cama 3
Nesta cama tenho ervilhas, vou semeando sempre consoante as velhas deixam de dar, e tenho ja os alhos plantados para este inverno.
Os alhos demoram muito a crescer, mesmo muito, e era para nao voltar a colocar.
Mas a verdade é que este metro quadrado, deu alhos suficientes para casa, para o ano todo, por isso voltei a colocar.
Os arames a fazer rede naos ervem para nada alem de me dizer onde colocar cada alho. Cada quadradinho tem um dente de alho semeado no emio.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cama 4
Nesta cama vou tentar fazer a invernada de alguns piripiri que c atenho.
Nos vasos estao os chapeu de frade e a frente estao os numex twilight e numex piquin.
Se correr bem, para o ano faço os clones dos chinense aqui.


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
Caxuxo
Caxuxo
Mensagens : 705
Data de inscrição : 13/08/2013

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Re: Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 6:00 pm
Muito bom amigo,continua.

Bons cultivos.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis Empty Re: Cultivo aquaponico - Capsicuns e outros vegetais, mas nao cannabis

Sex Out 10, 2014 6:07 pm
Filtro de inversao
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Este filtro numa versao mais final do sistema funcionara apenas como prefiltro e ponto de recolha de agua para rega das plantas em vaso.
por enquanto é o unico filtro que tenho no sistema, funciona por inversao de fluxo.
a agua vem do lago num tubo de 75mm, e dentro do bidao (um bidao de 100 litros) tem uma curva mais o menos a meio do bidao para cima.
Na tampa esta aparafusado um vaso virado para baixo, mais estreito que o bidao, mas ainda ssim bastante laargo para permitir um fluxo sem restriçoes a agua que laa chega
A recolha de agua para a bomba é feita mais o menos a meia altura do bidao.
O vaso no interior vai ate abaixo destaa colheita de agua.
o principiuo de funcionamento é simples:
a agua vem do lago cheia de lixo
é projectada contra o topo do vaso e é obrigada  adescer, numa recipiente muito mais largo o que reduz a velocidade
ao reduzir a velocidade, os detritos mais pesados vao para o fundo do bidao e ai ficam depositaados
a colheita de agua feita mais o menos a meia altura assegura uma agua muito mais limpa do que a que sai do lago.
A torneira ligeiramente abaixo de meio tem na parte de dentro uma mangeueira que vai ate ao fundo, ao abrir a mangueira sai agua e o lixo, algum do lixo, que se acumulou no fundo.
este lixo é dos melhores fertilizantes 100% naturais que se podem ter para os vasos de terra.

A cobertura de canas é so para proteger o motor e as torneiras de PVC do sol e da maior parte da chuva.


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos