Forum Cannabis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Solo 100% orgânico. Perfec19

THGrow

Solo 100% orgânico. Spritz11

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Solo 100% orgânico. Chanti10

THGrow

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

THGrow


Ir para baixo
Green Village
Green Village
Mensagens : 542
Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Terra/Out

Solo 100% orgânico. Empty Solo 100% orgânico.

Qua Ago 27, 2014 9:21 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Boas pessoal


Começo este tópico com o propósito de registrar o tipo de solo que adotei no meu grow out e as impressões e certezas que tive ao longo dos 4 meses de cultivo. Desejo também partilhar informação a respeito de cada componente do substrato utilizado e a razão que me levou a adotar essa escolha simples porém eficiente. E principalmente gostaria de saber dos outros growers os critérios adotados para a escolha da composição do solo, pois trocando experiências estamos a obter XPs importantes para futuros cultivos.


Acho que para todo iniciante (tipo eu) é conveniente usar um solo que demande pouca manutenção e o mais importante é que desde o início já componha todas as substâncias que a planta irá precisar ao longo do vegetativo e da floração também, minimizando a necessidade de fertilização.


Porém, é preciso medir e controlar 3 fatores: o pH da água de rega, o pH do solo e o EC de ambos. Seguir esses três passos otimiza muito a chance de sucesso. Nem sempre o grower, principalmente o iniciante dispõe de um medidor, mas é uma aquisição indispensável para quem irá cultivar plenamente. Tem medidores eletrônicos de R$50,00 até de R$600,00, vai do gosto e do bolso.


O solo:


*Componentes: mistura de terra roxa, terra vegetal, areia grossa (lavada), casca de pinus (seca e dichavada) e folha de ipê branco (seca e dichavada). Uso ipê porque é o que tem em casa.
[url defaultattr=][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]

*Terra roxa: maior fonte de micronuts da mistura , é muito fértil e riquíssima em metais. Aqui temos macronuts e micronuts à rodo.
[url defaultattr=][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]

*Terra vegetal: é o principal veículo do solo em contato com as raízes, muito rico em húmus (20%) que fornece bastante fósforo e ainda contém partes menores de nitrogênio e potássio.
[url defaultattr=][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]

*Areia grossa: granito moído, serve basicamente para evitar compactação do solo e aumentar a drenagem da água e a oxigenação das raízes. Deve ser bem lavada com água de torneira.
[url defaultattr=][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]

*Casca de pinus: se os flocos forem do tamanho da unha do dedinho ou menores retem água para as raízes e se decompõe rapidamente, alimentando e oxigenando o solo.
[url defaultattr=][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]

*Folha de ipê: além de ir na mistura uso para forrar o fundo do vaso, uma camada bem fina, evita a perda de substrato pelos respiradouros e de quebra ajuda a fertilizar o solo na medida que se decompõe.
[url defaultattr=][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]

A planta:


Quando germinada, coloco a mudinha num vaso de 1,5lt, onde vai ficar por 30 dias, com mistura de 2 partes de terra roxa, 4 partes de terra vegetal e 2 partes de areia grossa, nesse estágio não uso casca de pinus nem folha de ipê. Como o vaso é pequeno, a drenagem e a oxigenação é boa.
[url defaultattr=][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]


Eu faço apenas um transplante na vida da planta. Com 30 dias completos transfiro ela para vasos que variam de 9 a 12 litros, com mistura de 2 partes de terra roxa, 4 partes de terra vegetal, 2 partes de areia grossa, uma parte de casca de pinus e uma parte de folha de ipê, estes dois últimos para impedir a compactação e deixar o solo mais aerado e na medida que se decompõe vão fertilizando o vaso.
[url defaultattr=][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]


É isso. Desejo a todos bons cultivos e compartilhem vosso conhecimento!!


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Legal_li_ze
Legal_li_ze
Mensagens : 649
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 36
tipo de cultura : Outdoor, Terra, Orgânico.

Solo 100% orgânico. Empty Re: Solo 100% orgânico.

Qua Ago 27, 2014 10:49 pm
Muito interessante essa sua terra cultura, eu sempre estou atas de informações para adaptar o cultivo, e vou procurar cada dia mais no momento estou usando para plantar

Terra Vegetal, Terra Orgânica, Pó de coco, Húmus de minhoca, Vermiculita e um porção de argila expandida tanto no meio da terra como no fundo do vaso melhorar o escoamento da água.


Menos Preconceitos
Mais Humildade
Canabbis


Somos mais que ativista
Somos a resistência!
Anonymous
Convidado
Convidado

Solo 100% orgânico. Empty Re: Solo 100% orgânico.

Qui Ago 28, 2014 1:09 am
Amigo eu compro feito Razz  light mix so adiciono guano na terra.

Excelente topico
Cumps
Legal_li_ze
Legal_li_ze
Mensagens : 649
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 36
tipo de cultura : Outdoor, Terra, Orgânico.

Solo 100% orgânico. Empty Re: Solo 100% orgânico.

Qui Ago 28, 2014 1:27 am
Eu sou um jovem velho apesar de conhecer os benefícios da modernidade muitas vezes prefiro o trabalho da experiencia hehe.


Menos Preconceitos
Mais Humildade
Canabbis


Somos mais que ativista
Somos a resistência!
Green Village
Green Village
Mensagens : 542
Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Terra/Out

Solo 100% orgânico. Empty Re: Solo 100% orgânico.

Qui Ago 28, 2014 2:36 am
Boas

Por coincidência minha irmã mais velha tem uma floricultura e meu cunhado que é o marido dela, trabalha numa agroshop. E mesmo nos catálogos dela é dificil algum substrato adequado além da composana. Eu optei pela terra vegetal por ter o pH 6,0, pois é fácil de subir um pouco apenas com a rega. Praticamente não temos nenhum tipo de produto no Brasil voltado para grow cannabis, dos ferts ao solo. Por isso o improviso.Very Happy


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
gdf19
gdf19
Mensagens : 747
Data de inscrição : 29/04/2014
Idade : 29
tipo de cultura : terra

Solo 100% orgânico. Empty Re: Solo 100% orgânico.

Qui Ago 28, 2014 1:29 pm
prefiro já pronta a all-mix mas está muito fixe 
boas fumadas
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos