Forum Cannabis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ajuda na secagem Perfec19

THGrow

Ajuda na secagem Spritz11

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Ajuda na secagem Chanti10

THGrow

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

THGrow


Ir para baixo
elduderino
elduderino
Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/09/2017

Ajuda na secagem Empty Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 3:52 pm
Boas pessoal,

Sou novo aqui no fórum e este verão decidi aventurar-me e plantei uma semente que me deram. Plantei-a em outdoor e até nem correu tão mal como esperava.

Entretanto já concluí o processo de crescimento e floração e durante todo o processo tive problemas com um fungo que inutilizou um bocado da planta.

Neste momento estou na fase da secagem e estou a fazer o seguinte:

Depois de cortada e aparada, coloquei uns ramos dentro de um caixote de papelão ao qual adicionei uns fios de modo a conseguir pendurar os ramos que possuem várias cabeças voltados para baixo.

Como notei que a humidade andava perto dos 70% coloquei dentro do caixote uma caixa anti humidade que comprei para o efeito.

Furei também o caixote de maneira a que haja circulação de ar enquanto o caixote está devidamente tapado.

Gostaria que me ajudassem pois não sei se estarei a fazer algo de errado e era bacano conseguir que a secagem não corresse mal.

Obrigado!
MW2T1999
MW2T1999
Mensagens : 677
Data de inscrição : 19/10/2014
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 6:51 pm
Tás a ter boas iniciativas, em relação à humidade e tudo mais... só não sei se os buracos na caixa gerarão circulação suficiente, mantém isso bem de baixo de olho para não seres apanhado de surpresa por bolor..   aguardo mais opiniões, e pelo que vejo geralmente ninguém e muito apologista de secar dentro de caixas mesmo por causa da baixa ou nenhuma circulação de ar
allweed
allweed
Mensagens : 83
Data de inscrição : 29/06/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 9:42 pm
Boas, elduderino

Dando seguimento ao que o MW2T1999 disse anteriormente, com os buracos que tens na caixa de "papelão" aka cartão se aplicares uma ventoinha daquelas de pc, que nem precisa de ser muito grande, a extrair o ar que está dentro da caixa para não estares a ventilar as cabeças directamente, que pelo o que já li, não se deve fazer, pois, vais secar o material muito rápido, e não é isso que se quer. As ventoinhas têm uma seta que indica o sentido do fluxo de ar. Deves conseguir um melhor efeito, digo eu...

Não sei se terei tempo, avizinham-se tempos difíceis, mas tenho pensado em fazer uma caixa para secar com controlo de humidade/temperatura, baseada numa que vi na net, mas que é para cura, no meu caso a ideia seria para seca:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Isto recorrendo a um microcontrolador tipo Arduino, NodeMCU, uma sonda temperatura/humidade, e tentar controlar uma ou duas ventoinhas de forma a manter os níveis de humidade dentro de determinados parâmetros. 

Para quem tiver umas noções de programação não é difícil fazê-lo, e nem tão pouco dispendioso, posso-vos dizer logo assim à partida, que se mandarem vir o material da China, a brincadeira é gajo para ficar por uns 15, 20 € no máximo, se já tiverem as ventoinhas e um transformador de 12V, ainda fica mais barato.

Vão precisar de:

#1 Arduino Uno
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

#1 Sensor Temperatura/Humdidade DHT22
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
 
Com estes dois componentes conseguem ler a temperatura e humidade que o sensor está a ler, tipo isto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Depois temos o passo 2, em que vamos precisar de:

#1 ou #2 Ventoinhas de PC
[url=http://www.ebay.com/itm/120mm-12V-2-Pin-High-Speed-Computer-PC-Hydraulic-Bearing-Cooling-Fan-Case-12025-/263020892340?epid=14002580436&hash=item3d3d4450b4:g:~4sAAOSwR29ZNRJv][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

#1 Placa de Relés de canal duplo de 5V
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

#1 Fonte de alimentação de PC (de um pc velho)
(isto seria o ideal, pois já têm as duas alimentações que são precisas, 5V e 12V, existe forma de contornar isso, e usar apenas uma fonte/transformador de 12V, mas já não é assim tão direto)

Senão terão de comprar transformadores tipo estes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Têm é de comprar 1 de 5V com 1A  e outro de 12V com 1A...

Se não souberem de uma fonte de 12V obterem 5V, o circuito é o seguinte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] 



Neste passo 2, e com este material podem seguir o link seguinte:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas tenham cuidado, para fazer funcionar não podem simplesmente fazer o que está nos links e já está, isto é a ideia, ou melhor é uma ideia, existem obviamente muitas outras e nada leva a crer que consigamos controlar a humidade depende da humidade fora da caixa também, teríamos de fazer testes.

Alguém que tenham alguns conhecimentos de eletrónica faz isto facilmente, penso eu.
Quem não tiver esses conhecimentos, terá de ser ajudado.

Pronto... Eu hoje estou para os testamentos... Desculpem, mas penso que foi por uma boa causa.

Se alguém estiver disposto a avançar com algo do género, posso ajudar com o que souber.

Para começar, poderia fazer alguns testes, pois penso que tenho os componentes para fazer a coisa. Testava, recolhia dados da humidade e temperatura dentro da caixa e fora da caixa, e tentávamos ver o que a coisa dava.

E assim, escusavam de estar a gastar dinheiro sem ter a certeza de que funcione!!!

Cumps e Bons Cultivos!!!

Grown-up gosta desta mensagem

Bode
Bode
Mensagens : 708
Data de inscrição : 07/08/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 10:51 pm
Bem, grande qualidade de reposta Alweed. Tiro-te o chapéu! 
Pela resposta e pela paciência nesse projeto e toda a pesquisa envolvida!
Perante isto não há nada a acrescentar! 
Para o elduderino, reforço o que os colegas Alweed e MW já disseram: os buracos na caixa não são o suficiente com humidades de 70%.
A dica da ventoinha de PC a puxar o ar de dentro da caixa é boa e barata de por em prática. Não gera um fluxo exagerado e consegue puxar ar exterior de forma gentil. Convém meteres a ventoinha em cima, por exemplo, e os buracos do outro lado da caixa em baixo, para o ar passar pelo meio dos cabeços. Se conseguires baixar a humidade para uns 50% nem precisas de ter a ventoinha sempre ligada, basta tipo meia hora a cada 2 horas.
Tenta que os cabeços pendurados a secar não estejam encostados uns aos outros e tenta meter um medidor de humidade dentro da caixa para te certificares que a tal cena anti humidade está a funcionar.
E vai vendo os cabeços por causa do bolor. O ideal é não apanharem luz durante a secagem, mas antes um pouco de luz 2 ou 3 minutos que um ataque de bolor!
allweed
allweed
Mensagens : 83
Data de inscrição : 29/06/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 11:08 pm
Boas, Paidascabras

Não precisas de tirar o chapéu, mas obrigado!

Já tentei outros gadgets homemade, mas a conclusão que chego é que, em algumas coisas... é de evitar, mais vale gastar o dinheiro e comprar já feito. Venho de um projecto desses fracassado e perdi tempo comó raio... mais o dinheiro... Mas fui estúpido, se quiserem posso falar disso, tenho de procurar a zona onde devo postar isso.

Tenho te/vos conseguir "compensar" por me teres dado a conhecer o Grateful Grower, adoro!!!

Os vídeos desse senhor são brutais, vai a um nível de detalhe que é simplesmente abismal, aquelas coisas que todos acham insignificante... ele realça!!!

Há um detalhe num dos vídeos em que ele está a fazer a manicure e tem a câmara ao longe, mas vai falando, vai "manicurando" e a certa altura levanta-se vem à câmara e mostra o que esteve a fazer e o que devemos obter!!!

ESPECTACULAR!!!

Cumps
Bode
Bode
Mensagens : 708
Data de inscrição : 07/08/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 11:15 pm
Ahahah! Não tens nada que agradecer. As coisas boas são para partilhar. Ainda bem que gostaste.
Eu curto muito o mano também! Saca cada colheita que eu até fico maluco. 
E é como dizes, explica tudo ao detalhe. E pelo meio vai fumando uns cacetes para fazer pirraça á malta...sacana.  Very Happy 

Sobre o teu outro projeto acho que o ideal talvez seja a zona das engenhocas caseiras, não?
Se te apetecer, é claro. Eu pela parte que me toca adoro ver esses tópicos! Aprende-se sempre muito.
MW2T1999
MW2T1999
Mensagens : 677
Data de inscrição : 19/10/2014
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 11:31 pm
Eu a bocado li isto e também tava pa te dizer que tava espetacular e para abrires um tópico hehe
Tenho que ver esse grateful grower tambem Razz 

Uma pergunta qual e a cena dos cabeços não apanharem luz? (tipo o que e que a luz ia incomodar a seca)
E outra, a um nivel mais basico, dá para tar dentro de um armario, porta ligeiramente aberta(?), uma ventoinha la dentro e um desumidificador no quarto? 

Abraço e bons cultivos!
Bode
Bode
Mensagens : 708
Data de inscrição : 07/08/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 11:44 pm
Boas MW, pelo que tenho lido, a secagem deve ser sem luz ou com muito pouca.
O motivo para isto é que a luz degrada o THC, diminuindo a potência do produto final e torna mais lento o processo de libertação da clorofila, o que pode resultar numa erva menos saborosa ou com um sabor mais “ vegetal”.
Naturalmente que um pouco de luz para ver se não há bolores e está tudo bem não vai afetar muito negativamente a coisa. E muita luz não vai tornar a erva inerte. Duvido muito que a malta com produções industriais ou os cultivadores de Marrocos ou do Afeganistão tenham estes cuidados extremos. 
Nota que isto não é conhecimento de causa, trata-se de conhecimento adquirido via leitura e que, para mim, faz sentido. 
Talvez seja ser um pouco picuinhas, mas... se for possível fazer o melhor possível pela nossa erva...devemos tentar não é? Smile
allweed
allweed
Mensagens : 83
Data de inscrição : 29/06/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 11:51 pm
MW2T1999 escreveu:Eu a bocado li isto e também tava pa te dizer que tava espetacular e para abrires um tópico hehe
Tenho que ver esse grateful grower tambem Razz 

Uma pergunta qual e a cena dos cabeços não apanharem luz? (tipo o que e que a luz ia incomodar a seca)
E outra, a um nivel mais basico, dá para tar dentro de um armario, porta ligeiramente aberta(?), uma ventoinha la dentro e um desumidificador no quarto? 

Abraço e bons cultivos!

Boas, MW2T1999,

Vou pensar na coisa melhor, e ver se consigo abrir o tópico.

Quanto aos cabeços não apanharem luz, é simples, a luz degrada o THC e o escuro ajuda a dar cabo da clorofila. Não queremos ficar esverdeados, pois não!!!

A questão é, será que ganha assim tanta humidade, ao ponto de precisares do desumidificador? Tu não queres secar nem rápido demais nem lento demais há quem faça em 5 dias, há quem faça 15 dias...

Vê o vídeo do Grateful Grower:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Penso que uma caixa de cartão relativamente grande, com duas ventoinhas de pc de 120mm a funcionar intermitente, podiam usar um temporizador.

Porque a humidade, pelo que li, deve-se manter nos 63%, não é?

Temos de explorar este tema da secagem mais a fundo.

Cumps


Cumps e Bons Cultivos!!!!

"Herb the gift from the earth
And what's from the earth
Is of the greatest worth
So before you knock it try it first
You'll see it's a blessing
And it's not a curse


Burn One Down by Ben Harper
MW2T1999
MW2T1999
Mensagens : 677
Data de inscrição : 19/10/2014
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 11:52 pm
Sim Paidascabras compreendo haha
Já que mencionaste a degradação do THC e os cultivadores de Marrocos ou de Afeganistão e tudo mais, secar a erva ao sol não tem problema nenhum, desde que seja durante o periodo devido, eles em Marrocos deixam as plantas a secar ao sol meses..... e meses.... é por isso que o haxixe deles tem uns 5...6% THC e muito CBN (resultado da degradação do THC), o que dá uma moca bue sleepy
(e mais se fores ver um video qq deles, eles nem precisam de grinder eles dao uma mini esfrega e aquilo transforma-se em po de tao seco que está)

A minha pergunta foi mais no ambito se dentro de casa mesmo que esteja a luz se ia acontecer algum tipo de degradação, mas já vi que também não sabes bem responder e é por uma questão de fazer o melhor possivel Razz concordo e compreendo haha
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos