Forum Cannabis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Materiais Perfec19

THGrow

Materiais Spritz11

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Materiais Chanti10

THGrow

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

THGrow


Ir para baixo
Pika
Pika
Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 31

Materiais Empty Materiais

Sáb Set 09, 2017 11:03 am
Boas.
Sou novo no forum e novo como futuro "agricultor" apesar de consumidor à 8 anos Laughing
Já fiz com uns amigos outdoor à uns anos mas nunca correram muito bem e pouco proveito tivemos, as condições não eram as melhores. Adiante.

Agora quero me preparar para fazer Indoor, coisa pouca, para consumo próprio. Estou a pensar em 2 de Autofloração d cada vez. Isto será para iniciar no principio do ano. O espaço vai ser um pequeno sotão. Como novato tenho muitas questões e já ando a começar a estudar o assunto para na altura ter já uma base de trabalho.

Primeira questão, será melhor utilizar um armário ou não vale a pena visto estarem escondidas a vista de outros por estar num sotão?

Segunda questão, material a utilizar, lampadas, extratores, ventoinhas, etc, o que comprar? Alguém com uma lista de material "bom e barato"? A pensar na conta da luz para ela não disparar muito, prefiro dar mais algum em material...

Não convem o cheiro vir para o piso de baixo devido a visitas que possa ter.

Já ando a dar uma vista de olhos no forum, mas ainda não encontrei tópicos certos em que tenha uma base desta inforamçaºo da maneira que quero.
Se alguém quiser ajudar agradeço.
Agora vou andar pelo forum e na altura irei "decomentar" a coisa  Very Happy

Desde já obrigado e bons fumos
Bode
Bode
Mensagens : 708
Data de inscrição : 07/08/2017
tipo de cultura : Terra

Materiais Empty Re: Materiais

Sáb Set 09, 2017 11:47 am
Boas Pika, 
vou tentar dar-te aquela que, na minha opinião, poderia ser uma boa lista de material.
Eu próprio comecei há pouco tempo e tenho falta de espaço, podes passar no meu diário e vês que cultivo numa pequena tenda 60x60x120.
Podes fazer o cultivo num armário convertido ou numa tenda, ou até num canto do sótão.
Eu, depois de muito ler, e depois de definir os meus objetivos, que são parecidos com os teus, optei pelo seguinte setup:

- Tenda 60x60x120: porque não tenho mais espaço. Se tivesse teria optado por uma 80x80 ou 90x90 porque são mais altas e permitem explorar variedades de plantas diferentes, que crescem mais e, logo, dão maiores colheitas. Optei pela tenda também pois é uma forma simples de ter um ambiente de cultivo muito controlado e porque são relativamente baratas (tens tendas á venda a partir de 49€). São fáceis de montar e, o mais importante, são fáceis de desmontar e arrumar se decidires parar com os cultivos durante uns tempos. Não esqueçamos que isto ainda é proibido e mal visto aos olhos de muita gente...

- Extrator adequado ao espaço da tenda. O extrator serve para retirar da tenda o ar usado e filtrar cheiros. As plantas quando entram em floração têm, dependendo da variedade, mais ou menos cheiro...mas cheira sempre. E o cheiro espalha-se rapidamente e é facilmente reconhecido. É o caminho mais rápido para sermos catados...logo a seguir a contar aos "amigos" que cultivamos. Ao comprar o extrator deves tentar encontrar um que consiga reciclar o ar do teu espaço a cada 5 minutos. Para uma tenda pequena consegues um bom extrator a partir de 30€. O filtro de carvão custará também entre 30€ e 40€ e dura á volta de 18 meses. Importante: convém teres uma janela ou saída para o exterior próximo para mandar o ar que sai da tenda para fora do local onde se encontra a tenda.

- A Luz, que é das coisas mais importantes. Há vários tipos de luz que se pode utilizar. As mais utilizadas são as HPS pois são aquelas com que se obtêm maiores colheitas. Não são as mais económicas e apresentam o desafio do aquecimento. Quanto mais potentes mais aquecem o ar dentro da tenda ou armário. Há formas de contornar isto com um pouco mais de investimento.
Mais uma vez, pessoalmente, optei por lâmpadas fluorescentes TCL pois são mais económicas e não aquecem tanto. Também porque me foram recomendadas numa das Grow Shops que frequento. Mais recentemente começam a surgir muito boas opções em LED. O investimento inicial é maior, mas são económicos a nível de consumo e aquecem pouco. Eu por agora estou a usar as Tneon pois permitem escolher a frequência da luz e porque quero ver o que consigo fazer com elas. Encontro muito pouca informação sobre este tipo de luz. 
Outro tipo de lampada bastante usado para cultivos pequenos e/ou para a fase de vegetação da planta são as CFL. São lampadas fluorescentes com casquilho normal, económicas e que aquecem pouco e que não exigem equipamentos externos, como balastros, pois estes estão incluídas na lampada. É importante ter em consideração o tipo de lâmpada. Há lâmpadas próprias para as plantas que lhes fornecem o que elas precisam. Com lampadas normais de casa os resultados são fracos. O meu investimento em Luz foi à volta de 70€: Refletor/balastro + 4 lâmpadas, 2 de 6500k para vegetação e 2 x 2700k para florescimento. Encontras soluções mais baratas e mais caras.

- Ventilação: vais precisar de uma pequena ventoinha para fazer circular o ar do espaço e para, simultaneamente, fortalecer as plantas. Dependendo do espaço de cultivo e tipo de luz utilizada podes querer colocar também um intractor, que basicamente é um extrator a funcionar ao contrário, isto é, em vez de estar a extrair o ar do espaço, está a injectar ar novo para dentro do espaço. O Intrator deve sempre ser menos potente que o extrator para manter alguma pressão negativa dentro da tenda e possibilitar que o filtro faça o seu trabalho de eliminar os cheiros. Com uns 20€ fazes esta festa. O infractor não é obrigatório. Eu por exemplo não uso pois o extrator é potente e ao retirar o ar, "chupa" também ar novo através dos respiradores da tenda. É a chamada "intração passiva".

- Controlo de temperatura e humidade: Tens que comprar um termometro-higrometro. Trata-se de um termómetro com sonda que mede a temperatura e a humidade dentro da tenda permanentemente. Custa á volta de 9€

- Temporizadores para desligar as luzes e a extração nas horas de escuridão (5€ cada um, mais ou menos).

Depois precisas de decidir qual o suporte de cultivo que vais utilizar. Partido do principio que queres algo o mais simples possível e vais usar terra, precisas de vasos, substrato, alguns nutrientes, teste de PH e, caso verifiques que tens demasiada humidade, ou falta dela, podes também precisar de um Desumidificador ou de um Humidificador.
Não sei qual é o nível de isolamento do teu sótão, mas normalmente os sótãos são muito frios no inverno e muito quentes no verão. O frio é mais fácil de controlar...mas o calor já é mais complicado. Considera que estas plantas gostam de temperaturas entre os 20º e os 30º e humidade entre os 50% e os 70%. Tudo o que fuja muito disto nas mínimas e nas máximas já vai exigir a tua atenção.

Aconselho-te a ver as lojas nacionais e ir visita-las, se tiveres essa oportunidade. Normalmente o pessoal é prestável e ajuda, explica, aconselha. Quase todas as lojas têm kits de cultivo prontos, o que te facilita e ajuda a perceber o que é o básico.

Deixo-te aqui links para as que conheço cá em Portugal. 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Deve haver mais, estas são as que eu conheço melhor.

Há muitas mais coisas a ter em conta, mas a nível de material "básico", creio que estas são as principais no que respeita ao espaço em si. Se fores criativo e achares mesmo assim este material muito caro, podes sempre procurar alternativas, como ventoinhas de PC, etc.... Smile 

Qualquer dúvida, avisa. Espera também para ver se o resto do pessoal te diz alguma coisa.

Abraço e força com isso!!!
Pika
Pika
Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 31

Materiais Empty Re: Materiais

Sáb Set 09, 2017 4:00 pm
Paidascabras escreveu:Boas Pika, 
vou tentar dar-te aquela que, na minha opinião, poderia ser uma boa lista de material.
Eu próprio comecei há pouco tempo e tenho falta de espaço, podes passar no meu diário e vês que cultivo numa pequena tenda 60x60x120.
Podes fazer o cultivo num armário convertido ou numa tenda, ou até num canto do sótão.
Eu, depois de muito ler, e depois de definir os meus objetivos, que são parecidos com os teus, optei pelo seguinte setup:
(...)
Abraço e força com isso!!!
"Paidascabras", muito obrigado pela tua resposta, informação muito util e baseado em experiência, era mesmo isto que queria, respostas baseadas em experiÊncia e algum saber.

Sendo isto um projeto para iniciar só no principio do ano tenho tempo para ir comprando e estudando o assunto. 
Em relação ao sotão, a casa ainda está em construção, já tenho telhado novo, falta.me por o teto e paredes quase todas novas por dentro(restauro da casa), vou fazer por cima de uma placa que lá tenho que vai ser o meu quarto...por baixo da telha já meti um forro que tem a cor de "prata", não sei o nome que se dá nem se proteje muito do calor, mas disseram-me que não era mau.

Vou esperar por mais respostas e ou estudando o assunto, mais uma vez muito obrgado!  Very Happy
MW2T1999
MW2T1999
Mensagens : 677
Data de inscrição : 19/10/2014
tipo de cultura : Terra

Materiais Empty Re: Materiais

Sáb Set 09, 2017 4:29 pm
Esta resposta é sem experiência Razz , a cor branca reflete muito bem a luz, mas o prateado também.. algumas pessoas usavam aquilo dos carros nos grows.. (os refletores solares?) que se poêm nos vidros deles
Pika
Pika
Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 31

Materiais Empty Re: Materiais

Sáb Set 09, 2017 7:56 pm
MW2T1999 escreveu:Esta resposta é sem experiência Razz , a cor branca reflete muito bem a luz, mas o prateado também.. algumas pessoas usavam aquilo dos carros nos grows.. (os refletores solares?) que se poêm nos vidros deles
Boas.
A experiência que me refiro é a dizer o que o próprio fez, ele disse logo que começou nisto a pouco tempo, mas deu o seu feedback e por isso agradeço.
Também podes ajudar mais, eu quero é ler relatos pessoais, varios e tirar o melhor de cada e depois eu próprio irei fazendo a minha maneira e experiência.

Eu estou muito perdido no assunto, em relação a que luzes, exaustores/extratores, se deva ou não usar produtos e quais etc...
Uma das razões de querer saber antes de começar a "construir" é para não fazr muitos erros e começar bem na area...
Mas obrigado na mesma  Smile
MW2T1999
MW2T1999
Mensagens : 677
Data de inscrição : 19/10/2014
tipo de cultura : Terra

Materiais Empty Re: Materiais

Sáb Set 09, 2017 8:49 pm
Eu quando disse sem experiencia é porque nunca montei nenhum indoor, e dentro da matéria indoor eu sei algumas coisas mas não tanto como as pessoas que estão a pensar ou a fazer um... dai eu abstrair-me um bocado daqui e responder so ao que sei Razz de resto, da planta em si eu já leio sobre a matéria a muito tempo hehe mas claro estamos sempre a aprender... quanto aos produtos, eles servem para alimentar a planta, ou para corrigir eventuais defeciencias em nutrientes (pensa, uma pessoa tem uma deficiencia em magnesio toma suplementos..) e os naturais (pensa, blah blah blah, uma pessoa vai comendo sementes de girassol)... eu não tenho nada contra as versões liquidas de nutrientes, como ja disse uma vez se tiverem a fazer um guerilla pensem duas vezes antes de poluir a area com isso, mas indoor é um ambiente controlado e não tenho nada a dizer contra... tens que ler sobre as dosagens para não dares overfert, e as vezes dás menos porque um underfert e facil de corrigir um overfert nao tanto... nomes de produtos, alguém to dirá porque eu não os sei, sei que há mais apropriados para vegetativo e outros para floração... 
e se perguntas "dá para fazer um cultivo sem produtos (quimicos ou biologicos)" sim dá, mas os resultados vão ser diferentes.... na natureza a terra é fertilizada de forma automatica, em casa somos nos a alimentar a terra

Abraços e bons cultivos Very Happy Também aguardo aqui mais visões neste assunto hehe
Bode
Bode
Mensagens : 708
Data de inscrição : 07/08/2017
tipo de cultura : Terra

Materiais Empty Re: Materiais

Dom Set 10, 2017 8:03 am
Pika escreveu:"Paidascabras", muito obrigado pela tua resposta, informação muito util e baseado em experiência, era mesmo isto que queria, respostas baseadas em experiÊncia e algum saber.

Sendo isto um projeto para iniciar só no principio do ano tenho tempo para ir comprando e estudando o assunto. 
Em relação ao sotão, a casa ainda está em construção, já tenho telhado novo, falta.me por o teto e paredes quase todas novas por dentro(restauro da casa), vou fazer por cima de uma placa que lá tenho que vai ser o meu quarto...por baixo da telha já meti um forro que tem a cor de "prata", não sei o nome que se dá nem se proteje muito do calor, mas disseram-me que não era mau.

Vou esperar por mais respostas e ou estudando o assunto, mais uma vez muito obrgado!  Very Happy

De nada. Smile
Estamos por aí, qualquer coisa pergunta.

Abraço
Pika
Pika
Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 31

Materiais Empty Re: Materiais

Sex Set 15, 2017 10:59 am
Boas.
Acham que compensa a compra de um "Kit Cultivo avançado"? Encontra se boas soluções com já tudo o que é preciso para inicio de um cultivo e não me parece ser assim mais caro que comprar as coisas em separado. Tendo em conta que assim vem logo tudo junto e direitinho "pronto a usar".
Sendo a minha ideia fazer 2/4 plantas de cada vez acham que com lampada HPS 250W faz bem o serviço?


Os Kit's que falo, trazem:
-Armário (ainda ando a estudar bem a medida)

-Kit HPS 250W para crescimento e floração
-Easy Rollers 
-Temporizador
-Extractor TT 100 c/ duas velocidades (c/ cabo e ficha)
-Intractor tubular VK 100
-Filtro carbono anti odores
-Tubo extração aluminio
-Termohigrómetro Digital


Já fica um grow porreiro não?
E em relação a consumos de eletricidade? Quando será o custo de uma grow assim?

Obrigado e bons fumos
Bode
Bode
Mensagens : 708
Data de inscrição : 07/08/2017
tipo de cultura : Terra

Materiais Empty Re: Materiais

Sex Set 15, 2017 3:45 pm
Boas Pika, 
Se o preço está ok, pela descrição do material parece-me muito boa opção. 
Não sei o tamanho da tenda, mas a HPS de 250w é perfeita para uma tenda até 90X90 com 2 ou 4 plantas. 
O extrator é igual ao meu. Chupa bem e não faz muito barulho. Eu tenho meu no mínimo e com filtro não noto nenhuma perca de potência. 
A única coisa que deves ter alguma atenção é com o filtro. Tenta saber quantos meses de uso tem. Os filtros de carvão aguentam até 18 meses, mas depende muito da utilização. 
Eu pessoalmente acho estes kits de cultivo porreiros. É uma forma de uma pessoa começar, sem praticamente conhecimento nenhum, e ter o material necessário para ir aprendendo e evoluindo. 
Há muita informação nos fóruns e na net. Para quem não percebe nada do assunto, pode até ser demasiado e um bocado assustador.
Sobre o consumo elétrico disso, se estiverem sempre em 18/6 e dependendo da tua tarifa de electricidade, deve ser coisa para uns 10€/15€ mês. 

Avança que começas bem. Smile
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos