Forum Cannabis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Farinha de Ossos. Perfec19

THGrow

Farinha de Ossos. Spritz11

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Farinha de Ossos. Chanti10

THGrow

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

THGrow


Ir para baixo
Legal_li_ze
Legal_li_ze
Mensagens : 649
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 36
tipo de cultura : Outdoor, Terra, Orgânico.

Farinha de Ossos. Empty Farinha de Ossos.

Ter Nov 04, 2014 10:20 pm
Farinha dos ossos bovinos é opção a adubos químicos

A farinha de ossos, cascos e chifres de bovinos é uma alternativa interessante para a adubação do solo, pois substituem os fertilizantes químicos com vantagens. A produção deste produto é relativamente simples e envolve a esterilização dos ossos, cascos e chifres e sua posterior trituração.

Segundo Paulo Espíndola Trani, pesquisador do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), os adubos orgânicos – classificação na qual se encaixa esta farinha – não têm alguns efeitos danosos dos fertilizantes químicos, como a salinização e a acidificação dos terrenos. Trani vê também outro aspecto positivo: a liberação gradual e constante de vários nutrientes para os vegetais, como o nitrogênio. “Alguns fertilizantes químicos liberam as substâncias muito rapidamente. Assim, apenas parte delas é absorvida pela planta, enquanto outra se perde, levada pela chuva”, explica Trani. E os benefícios, segundo o pesquisador, não param por aí.

Esta farinha ajuda a manter e melhorar o equilíbrio de microorganismos úteis ao solo e possibilita o controle de diversos nematóides, através do aumento de fungos inimigos desse tipo de parasitos. “Trata-se de um controle biológico”, ressalta. Apesar dos benefícios, alguns empecilhos fazem com que o produto não seja usado em larga escala no Brasil. O primeiro obstáculo é o custo, mais elevado por causa do transporte. Como as farinhas têm menor concentração de nutrientes do que os adubos químicos torna-se necessária a aplicação de um volume maior nas lavouras. Conseqüentemente, o frete encarece.

Outro motivo é a insuficiência do produto no mercado. A quantidade de fabricantes é muito pequena. O Frigorífico Mondelli, de Bauru, por exemplo não industrializa estes tipos de farinhas de ossos, chifres e cascos como fertilizantes. No entanto, destina estes “restos” da produção de carnes para diversas outras finalidades (leia matéria abaixo). Frigoríficos lucram com venda de subprodutos para indústria

Nos frigoríficos, os ossos que sobram do processo de produção de carne bovina são vendidos para indústrias e também para o mercado de artesanato. A partir deles são confeccionados inúmeros artigos, como prendedores de cabelo, cabos para facas, botões, presilhas, berrantes, pentes, entre outros, informa Rubens Vicente, gerente executivo do frigorífico bauruense. A empresa produz, mensalmente, dez toneladas de cascos e chifres e mais 18 toneladas de ossos industriais (conhecidos como metatarso ou canelinha do boi). O material orgânico serve como fonte de fósforo às plantas.

A farinha de ossos bovinos é o principal fertilizante orgânico fonte de fósforo, elemento absorvido pelas raízes das plantas e determinante para o aumento da produtividade das culturas. A concentração da substância no produto está em torno de 27%.


Menos Preconceitos
Mais Humildade
Canabbis


Somos mais que ativista
Somos a resistência!
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Farinha de Ossos. Empty Re: Farinha de Ossos.

Qua Nov 05, 2014 12:08 am
A minha questao é legitima, nao estou a ironizar nem tento de forma alguma diminuir a importancia/intençao do post.

Qual o proposito de escrever este Post?


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
Legal_li_ze
Legal_li_ze
Mensagens : 649
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 36
tipo de cultura : Outdoor, Terra, Orgânico.

Farinha de Ossos. Empty Re: Farinha de Ossos.

Qua Nov 05, 2014 12:12 am
Trazer informações sobre fontes de nutrientes.


Menos Preconceitos
Mais Humildade
Canabbis


Somos mais que ativista
Somos a resistência!
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Farinha de Ossos. Empty Re: Farinha de Ossos.

Qua Nov 05, 2014 12:25 am
Ah, OK.

Sim é uma fonte de nutrientes bastante utilizada nos USA.

So estava  a perguntar porque ha quem jure por esta forma de nutrientes defendendo que é uma forma "organica/biologica/ecologica" de se obter nutrientes. Isto sim é altamente discutivel.


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
Legal_li_ze
Legal_li_ze
Mensagens : 649
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 36
tipo de cultura : Outdoor, Terra, Orgânico.

Farinha de Ossos. Empty Re: Farinha de Ossos.

Qua Nov 05, 2014 12:47 am
Não tenho conhecimento suficiente para discutir ou defender sobre o mesmo, só que usei no meu primeiro cultivo em floração e agora vou usar por todo período das minhas automáticas devido ser uma fonte de fosforo de longo prazo e não é químico e sou a favor do cultivo orgânico, gostei muito do tipo de cultivo que você faz.


Menos Preconceitos
Mais Humildade
Canabbis


Somos mais que ativista
Somos a resistência!
ZÉTHC
ZÉTHC
Mensagens : 157
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 34
tipo de cultura : Terra/ Guerrilha

Farinha de Ossos. Empty Re: Farinha de Ossos.

Qua Nov 05, 2014 1:04 am
TAMBÉM SEMPRE USEI !!!
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Farinha de Ossos. Empty Re: Farinha de Ossos.

Qua Nov 05, 2014 1:10 am
Nao ser quimico tem muito que se lhe diga...

Efectivamente o osso nao é quimico, vem de um animal.
MAS esse animal foi alimentado com que comida? que injecçoes tomou na vida? que hormonas teve?

De origem animal?
Sim, sem duvida
Organico?
ah... depende de que vida teve o animal que doou os ossos.


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
Legal_li_ze
Legal_li_ze
Mensagens : 649
Data de inscrição : 12/07/2014
Idade : 36
tipo de cultura : Outdoor, Terra, Orgânico.

Farinha de Ossos. Empty Re: Farinha de Ossos.

Qua Nov 05, 2014 1:25 am
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
isso é difícil de mensurar por que você respira ar poluído e não pode evitar sendo assim a tendencia é evoluir se adaptar ao que se pode chamar de orgânico, Charles Darwin.


Menos Preconceitos
Mais Humildade
Canabbis


Somos mais que ativista
Somos a resistência!
cable-man
cable-man
Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/10/2014
Idade : 47
tipo de cultura : Aquaponico
http://www.hortitrukes.com

Farinha de Ossos. Empty Re: Farinha de Ossos.

Qua Nov 05, 2014 3:00 am
Ah... nao sei se percebi, mas o que diz é que quando nao se pode garantir ser organico, usa-se o mais parecido e da-se o mesmo nome?

Isso é completamente contra a noçao de organico!!
A evoluçao nao é no nome que se da as coisas, mas sim nos processos que levam a elas.

Eu tenho um pessegueiro no quintal, mas queria ter uma macieira, so que nao posso ter macieiras proque o solo nao serve.
Evoluir é:
Chamar maças aos pessegos
ou
Colocar solo que me permita ter uma macieira? 


Um animal de produçao intensiva, nunca na vida viu sol ou chuva, toda a vida comeu apenas raçao processada, antibioticos e hormonas, e o estrume que ele produz é um fertilizante organico?

Eu respiro ar poluido e nao conto que alguem me diga que eu sou um produto organico, nao sou.
Como comidas processadas, massas, bolachas, carne criada em regime intensivo, peixe de aquicultura, ....


Com votos de bons cultivos,
Adalberto M. Pereira
Anonymous
Convidado
Convidado

Farinha de Ossos. Empty Re: Farinha de Ossos.

Qua Nov 05, 2014 11:25 am
nao posso falar sobre isso porque nao uso nem nunca usei, mas tem sentido que os animais são tratados quimicamente e á base de injeções, aliás nós nem imagina-mos o que comemos, um projeto meu a longo prazo, é alem do auto sustento da erva é também conseguir auto sustento de legumes e alguns animais se possivel, tipo galinhas , claro que bacas nao me parece mas pronto
existem fontes de alimentação organica, que por exemplo tu legalize, o green tb , como ainda têm algum espaço em out, podem fazer, fazer um minhocario, é so apanhar ai umas quantas minhocas, e montar o bercario para elas, naqueles videos de cultivo passo a passo que postei penso que tem uma explicação de como fazer, se nao tiver eu arranjo ai uns videos
é uma excelente fonte de nutrição para o periodo vegetativo, a minhoca come o que se vai adicionando de materia vegetal, e ao passar por o sistema digestivo delas sai xeio de comidinha para as nossas meninas, eu tenho um pequeno na varanda isolado, em cima ves a materia vegetal em pedaços grandes, uns centimetros a baixo ja ves tudo mais desfeito e no fundo é quase tudo humos
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos