Forum Cannabis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
É hora de mudar a lâmpada - ajuda Perfec19

THGrow

É hora de mudar a lâmpada - ajuda Spritz11

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

É hora de mudar a lâmpada - ajuda Chanti10

THGrow

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

THGrow


Ir para baixo
n_xtreme
n_xtreme
Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/09/2013

É hora de mudar a lâmpada - ajuda Empty É hora de mudar a lâmpada - ajuda

Sex Jan 31, 2014 3:16 pm
Boas pessoal,

preciso aqui da vossa opinião, 

eu sempre utilizei as CFL, vega e flora ,por razões de temperatura (espaço pequeno) e custo. Mas chegou a hora de mudar e comecei a ver opções de lâmpadas.
 
A solução de uma MH + HPS + Balastro 250wts pareceu-me a mais correcta (como iniciei-me à alguns tempos em Scrog controlo a altura das ninas sendo o perigo da alta temperatura da HPS e MH minimizado, acho eu)

Até que vi este anúncio no OLX
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Penso que tenho aqui a solução, fica-me pelo dobro o custo mas tenho a Lâmpada com o melhor espectro PAR para as ninas (ronda os 100% PAR , o que é brutal) , não aquece, porque não é uma lâmpada de filamento , acho que o máximo é 60cº, as HPS rondam os 300cº,
e a temperatura da cor é a intermédia, a de 5000k, ou seja, com uma só lâmpada faço tudo, vega e flora, 
é de 300wts (25.500 lumens), a duração de vida útil é de 100.000 horas.

Parece-me ser uma boa opção, lembro-me de alguns anos atrás de ouvir falar deste tipo de lâmpadas, mas gostaria de saber a vossa opinião pois é um investimento a longo prazo e não me queria arrepender,

qualquer opinião é bem-vinda 

Saudações Canábicas  pirat
Demious_Bud_Lord
Demious_Bud_Lord
Mensagens : 861
Data de inscrição : 27/02/2013
tipo de cultura : Terra; Hidro.

É hora de mudar a lâmpada - ajuda Empty Re: É hora de mudar a lâmpada - ajuda

Sex Jan 31, 2014 3:42 pm
as lampadas da phillips (mh/hps) são a melhor opção, comparativamente com as outras mh/hps, têm mais output de lumens por watt, logo são mais eficazes por watt Smile
 
essa lampada de indução magnetica de que falas tem muito menos lumens do que por exemplo a phillips son-t 400 watts, que debita uns astronomicos 58000 lumens Smile  e duram-te na boa 3 grows, depois tens que comprar uma lampada nova para mais 3 grows.

mas se queres ter uma lampada para vega e flora (eu n gosto muito no entanto) podes sempre arranjar uma phillips hps auto, para as duas fases da planta, vais ficar bem servido Smile

estou a dizer te isto pq tenho medo que compres essa de indução e depois não fiques contente com os resultados finais (peso) e vais ter que gastar depois €€ numa lampada especifica.

ou... podes sempre manter a cfl fase de crescimento no crescimento, sempre poupas umas coroas na conta da luz, e compras uma especifica mesmo para flora hps phillips de 250w e já ficas com um sistema maneirinho Smile


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
paztilhaaax
paztilhaaax
Mensagens : 101
Data de inscrição : 30/01/2014
tipo de cultura : Indoor - Terra

É hora de mudar a lâmpada - ajuda Empty Re: É hora de mudar a lâmpada - ajuda

Sex Jan 31, 2014 3:58 pm
Entre as Philips e as SunMaster mais um cooltube à maneira e um balastro electrónico tb em condições gastavas à volta de 200e no máximo com portes, etc. Não seria boa aposta tb? Smile

Tb foi uma alternativa engraçada essa de manteres as CFL para grow e dp meteres tipo uma Philips Son-T Pia Plus 250w com 32.000 lúmens para a flora.

Mas ainda assim e tendo em conta o que podes gastar eu fazia a aposta num cooltube, num balastro electronico de 250w e comprava uma MH e HPS, uma p grow outra p Flora. Já que podes. Wink

Ou então umas LED's.. =D

Tipo: Technical information 
- 80 Watt Cree XBD and Osram LH-CPDP LED Power, total power consumption max 80 Watt
- 3 selectable positions; (1) Seedlings and cuttings, (2) Mothers and Early weeks of flowering, and (3) Full flowering position. Easily selectable by Switch
- 4 Cree XBD Royal Blue, 17 Cree XBD 701 Red, 2 Cree XBD White and 10 Osram LH-CPDP DeepRed Rebel Led's
- Each Led has it's own reflector, either 106 or 123 degrees, therefore optimal control of the light pattern
- Metal Core PCB for the very best cooling 
- No light losses caused by glass or plastic barriers in front of the LED's
- External waterproof power supply, no heat contribution to the LED's
- Power supply with 2 meter cable, easily unpluggable. 
- Size 26 cm * 38 cm , 10" * 15". Height only 4 cm, 1.6" 
- Recommended maximum grow area 50*60 cm, 20" * 24"
- EU, USA or UK power supply included
- Reflector easily demountable for cleaning
- Solid construction, simple industrial design
- Very silent, only -45 dB at 60 cm, 24"
- Full year warranty 
- Discrete shipping, all around the planet


"Evita o tráfico, planta em casa"!!!
n_xtreme
n_xtreme
Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/09/2013

É hora de mudar a lâmpada - ajuda Empty Re: É hora de mudar a lâmpada - ajuda

Seg Fev 03, 2014 12:32 pm
Ora Boas,
 
Bem, andei aqui estes dias à volta de uma pesquisa exaustiva sobre qual o tipo de luz de que as nossas ninas gostam mais, o que me levou a descobrir promenores interessantíssimos e que gostava de partilhar ,

Também vos digo que até ao final da semana passada pouco ou nada percebia de luz, para mim, vega - luz branca 6500k, flora - luz amarela 2700k ; usava as CFL E40 (125w para Vega e duas 200w + 125w para Flora) por razões que tinham a haver com temperatura, espaço pequeno do Grow e minimização dos custos. O redimento final sempre achei que era o minimamente aceitável, mas também não passava disso, minimamente aceitável.

Até que na semana passada decidi que tinha chegado a  hora de trocar a lâmpada e procurar uma lâmpada que reunisse as mesmas condições, custos baixos, que criasse temperaturas medianas no Grow, mas que acima de tudo dessem um melhor rendimento às ninas e que durassem, isto é, ao fim de uns grows continuassem a debitar o mesmo fluxo de Lumens sem perdas consideráveis,

Imediatamente me lembrei dos Leeds, mas reparei na pesquisa que fiz que os Leeds ainda estão em evolução , em fase de testes em laboratório chegando já a haver algumas conclusões sobre a quantidade de Leeds vermelhos e azuis a aplicar, e potências sempre na ordem dos 3wts por Leed, resultando num consumo igual à das MH e HPS... mas o pior dos Leeds nem tem a haver com o consumo, tem a haver com a falta de emissão da freqência de luz na zona verde da linha PAR, que a planta absorve,mesmo sendo pouco ela absorve e os Leeds não emitem luz nesta frequência, mas mais à frente eu explico ;
Ou seja, os Leeds, neste momento estão fora de questão, vou aguardar mais uns anos para que fiquem perfeitos a nivél de espectro e bastante mais económicos, quer no consumo, quer no preço do sistema.

Restava-me a solução MH e HPS , a solução que toda ou praticamente toda a gente utiliza, um sistema com provas dadas, com um power impressionante em Lumens(um mito!, depois explico), e que até é, uma solução económica, mas sempre a curto prazo ( ao fim de 5000horas a MH perde 30% da sua eficácia e a HPS 20%).

Mas como insisti na procura , centralizei-me apenas no descobrir afinal do que a planta quer e gosta, e decobri que afinal o segredo, se é que se pode falar assim, está no "PAR"

PAR ( Photosynthetically Active Radiation),que situa-se entre os 360nanometers UVA deep blue e os 700nanometers deep red;

Esta linha PAR  é a absorção do espectro da frequência de Luz, típico das Plantas (entre os 360nm e os 700nm):

Por isso o objectivo era pesquisar isto do PAR e descobrir qual a lâmpada que mais se aproximasse desta linha PAR, e descobri: 

Lâmpada de Indução Magnética

A Lâmpada de indução tem o full spectrum, a planta aproveita toda a sua linha PAR!

como a lâmpada de Indução Magnética acompanha toda a linha PAR (produz todas as frequencias de cor, mesmo na frequência mais baixa, na chamada zona verde, entre os 495nm e os 570nm) a planta consegue na faixa dos 530nm e os 550nm absorver o espectro emitido pela lâmpada de indução ,


por exemplo; Leed´s nada debitam de freqência de cor nesta zona!


É precisamente aqui nesta zona, por exemplo, que as HID debitam uma frequência brutal , traduzindo-se numa perda relevante, pois a planta quase nada absorve na frequencia mais baixa e onde a planta , segundo a linha PAR, nada ou quase nada aproveita de luz nesta frequência.

Agora entendo o porquê de tantos lumens! 

porque tem de se compensar as restantes zonas em que o espectro foge da linha PAR e para acompanhar a linha PAR os fabricantes espetam-lhes com uma quantidade exorbitante de Lumens, agora entendo o porquê de usar-se lâmpadas de 400 e 600wts em grows de 1,20 x 1,20m com mais de 50.000 Lumens ( quando 20.000 Lumens é o que as nossas ninas precisam por M2)


Na Lâmpada de Indução, ignorando a zona verde do espectro , entre os 495nm e os 570nm (como atrás eu disse,a planta quase não usa este espectro), ficamos com 57% para azul (440nm)  e 43%para vermelho(entre os 600nm e os 695nm) o que é fabuloso!


Algumas comparações do aproveitamento PAR:

Indução magnética: 95,8% (Lâmpada de 300wts), 
HPS: 75,1% (Lâmpada de 1000wts)
MH: 86,3%  (Lâmpada de 1000wts)



 
Outro dado curioso, é que as temperaturas da cor (2700k, 5000k e 6500k) pouco ou nada se destinguem entre si nos seus Spectrum´s, ou seja, qualquer lâmpada de Indução faz Vega e Flora, a linha PAR é que interessa, porque é o que ela, a planta absorve da Luz. Por exemplo; na Floração a planta necessita do spectrum vermelho entre os 600nm e os 695nm (a lâmpada de indução magnetica debita um espectro que se situa entre os 600nm e os 620, está perfeito!). Na Vega, ainda é mais perfeito, atinge os 440nm PAR, valor 100% PAR!!!

Outro dado curioso tem a haver com as perdas provocadas pelos balastros,
Na Lâmpada de Indução há uma perda de  2%
Na Lâmpada HPS há uma perda de  17.5%!
Na Lâmpada MH há uma perda de 16%!

Durabilidade:
Lâmpada de Indução: 100.000(cem mil horas) e perda de 15% de eficácia após as 85.000 horas
Lâmpada HPS: 15.000(quinze mil horas) e perda de 20% de eficácia após 5.000 horas
Lâmpada MH: 8.000 (oito mil horas) e perda de 30% eficácia após 5.000 horas

Epá, acho que já me estendi demais, ainda não comprei a lâmpada e parece que já a comprei... kkkk , mas sim, acho que vou dar o passo, parece-me ser a melhor escolha, se isto da teoria estiver correcto... mas o melhor é a experiência e como não há ninguém que conheço  que utilize Indução Magnética, vou eu experimentar.

Há inúmera informação na net sobre Indução Magnética, bastantes videos no Youtube, aconselho todos os que gostam de ver as ninas a crescerem saudáveis e a "sorrir" que pesquisem isto do PAR porque todo o segredo, ou grande parte dele, gira à volta disto: PAR 

Depois quando iniciar novo Grow já com Indução, faço questão de vir aqui partilhar Smile

Saudações Canábicas
Anonymous
Convidado
Convidado

É hora de mudar a lâmpada - ajuda Empty Re: É hora de mudar a lâmpada - ajuda

Seg Fev 03, 2014 2:55 pm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

uns cultivos do forum espanhol
Demious_Bud_Lord
Demious_Bud_Lord
Mensagens : 861
Data de inscrição : 27/02/2013
tipo de cultura : Terra; Hidro.

É hora de mudar a lâmpada - ajuda Empty Re: É hora de mudar a lâmpada - ajuda

Seg Fev 10, 2014 10:29 pm
n_xtreme escreveu:Ora Boas,
 
Bem, andei aqui estes dias à volta de uma pesquisa exaustiva sobre qual o tipo de luz de que as nossas ninas gostam mais, o que me levou a descobrir promenores interessantíssimos e que gostava de partilhar ,

Também vos digo que até ao final da semana passada pouco ou nada percebia de luz, para mim, vega - luz branca 6500k, flora - luz amarela 2700k ; usava as CFL E40 (125w para Vega e duas 200w + 125w para Flora) por razões que tinham a haver com temperatura, espaço pequeno do Grow e minimização dos custos. O redimento final sempre achei que era o minimamente aceitável, mas também não passava disso, minimamente aceitável.

Até que na semana passada decidi que tinha chegado a  hora de trocar a lâmpada e procurar uma lâmpada que reunisse as mesmas condições, custos baixos, que criasse temperaturas medianas no Grow, mas que acima de tudo dessem um melhor rendimento às ninas e que durassem, isto é, ao fim de uns grows continuassem a debitar o mesmo fluxo de Lumens sem perdas consideráveis,

Imediatamente me lembrei dos Leeds, mas reparei na pesquisa que fiz que os Leeds ainda estão em evolução , em fase de testes em laboratório chegando já a haver algumas conclusões sobre a quantidade de Leeds vermelhos e azuis a aplicar, e potências sempre na ordem dos 3wts por Leed, resultando num consumo igual à das MH e HPS... mas o pior dos Leeds nem tem a haver com o consumo, tem a haver com a falta de emissão da freqência de luz na zona verde da linha PAR, que a planta absorve,mesmo sendo pouco ela absorve e os Leeds não emitem luz nesta frequência, mas mais à frente eu explico ;
Ou seja, os Leeds, neste momento estão fora de questão, vou aguardar mais uns anos para que fiquem perfeitos a nivél de espectro e bastante mais económicos, quer no consumo, quer no preço do sistema.

Restava-me a solução MH e HPS , a solução que toda ou praticamente toda a gente utiliza, um sistema com provas dadas, com um power impressionante em Lumens(um mito!, depois explico), e que até é, uma solução económica, mas sempre a curto prazo ( ao fim de 5000horas a MH perde 30% da sua eficácia e a HPS 20%).

Mas como insisti na procura , centralizei-me apenas no descobrir afinal do que a planta quer e gosta, e decobri que afinal o segredo, se é que se pode falar assim, está no "PAR"

PAR ( Photosynthetically Active Radiation),que situa-se entre os 360nanometers UVA deep blue e os 700nanometers deep red;

Esta linha PAR  é a absorção do espectro da frequência de Luz, típico das Plantas (entre os 360nm e os 700nm):

Por isso o objectivo era pesquisar isto do PAR e descobrir qual a lâmpada que mais se aproximasse desta linha PAR, e descobri: 

Lâmpada de Indução Magnética

A Lâmpada de indução tem o full spectrum, a planta aproveita toda a sua linha PAR!

como a lâmpada de Indução Magnética acompanha toda a linha PAR (produz todas as frequencias de cor, mesmo na frequência mais baixa, na chamada zona verde, entre os 495nm e os 570nm) a planta consegue na faixa dos 530nm e os 550nm absorver o espectro emitido pela lâmpada de indução ,


por exemplo; Leed´s nada debitam de freqência de cor nesta zona!


É precisamente aqui nesta zona, por exemplo, que as HID debitam uma frequência brutal , traduzindo-se numa perda relevante, pois a planta quase nada absorve na frequencia mais baixa e onde a planta , segundo a linha PAR, nada ou quase nada aproveita de luz nesta frequência.

Agora entendo o porquê de tantos lumens! 

porque tem de se compensar as restantes zonas em que o espectro foge da linha PAR e para acompanhar a linha PAR os fabricantes espetam-lhes com uma quantidade exorbitante de Lumens, agora entendo o porquê de usar-se lâmpadas de 400 e 600wts em grows de 1,20 x 1,20m com mais de 50.000 Lumens ( quando 20.000 Lumens é o que as nossas ninas precisam por M2)


Na Lâmpada de Indução, ignorando a zona verde do espectro , entre os 495nm e os 570nm (como atrás eu disse,a planta quase não usa este espectro), ficamos com 57% para azul (440nm)  e 43%para vermelho(entre os 600nm e os 695nm) o que é fabuloso!


Algumas comparações do aproveitamento PAR:

Indução magnética: 95,8% (Lâmpada de 300wts), 
HPS: 75,1% (Lâmpada de 1000wts)
MH: 86,3%  (Lâmpada de 1000wts)



 
Outro dado curioso, é que as temperaturas da cor (2700k, 5000k e 6500k) pouco ou nada se destinguem entre si nos seus Spectrum´s, ou seja, qualquer lâmpada de Indução faz Vega e Flora, a linha PAR é que interessa, porque é o que ela, a planta absorve da Luz. Por exemplo; na Floração a planta necessita do spectrum vermelho entre os 600nm e os 695nm (a lâmpada de indução magnetica debita um espectro que se situa entre os 600nm e os 620, está perfeito!). Na Vega, ainda é mais perfeito, atinge os 440nm PAR, valor 100% PAR!!!

Outro dado curioso tem a haver com as perdas provocadas pelos balastros,
Na Lâmpada de Indução há uma perda de  2%
Na Lâmpada HPS há uma perda de  17.5%!
Na Lâmpada MH há uma perda de 16%!

Durabilidade:
Lâmpada de Indução: 100.000(cem mil horas) e perda de 15% de eficácia após as 85.000 horas
Lâmpada HPS: 15.000(quinze mil horas) e perda de 20% de eficácia após 5.000 horas
Lâmpada MH: 8.000 (oito mil horas) e perda de 30% eficácia após 5.000 horas

Epá, acho que já me estendi demais, ainda não comprei a lâmpada e parece que já a comprei... kkkk , mas sim, acho que vou dar o passo, parece-me ser a melhor escolha, se isto da teoria estiver correcto... mas o melhor é a experiência e como não há ninguém que conheço  que utilize Indução Magnética, vou eu experimentar.

Há inúmera informação na net sobre Indução Magnética, bastantes videos no Youtube, aconselho todos os que gostam de ver as ninas a crescerem saudáveis e a "sorrir" que pesquisem isto do PAR porque todo o segredo, ou grande parte dele, gira à volta disto: PAR 

Depois quando iniciar novo Grow já com Indução, faço questão de vir aqui partilhar Smile

Saudações Canábicas

É isso n_extreme, nós só te podemos aconselhar, a escolha final é tua Smile já vi que fizeste o teu trabalho de casa e isso é muito importante na toma de decisões. 

por tanto, seja ela qual for (a tua decisão), partilha connosco para vermos os resultados, e podermos nós também alterar as nossas maneiras de fazer as coisas Smile, pra melhor muda-se sempre


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos