Forum Cannabis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


THGrow

Ajuda na secagem - Página 2 Spritz11

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Ajuda na secagem - Página 2 Chanti10

THGrow

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

THGrow


Ir para baixo
MW2T1999
MW2T1999
Mensagens : 677
Data de inscrição : 19/10/2014
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Ter Set 26, 2017 11:54 pm
Sim @allweed pois temos Smile a situação é esta o meu quarto, que seria onde eu iria possivelmente secar é muito humido! dai que eu disse desumidificador no quarto e não no armario haha, mas bem também ainda me falta tanto pa la chegar, se la chegar esperemos que sim Very Happy Very Happy ... entretanto vamos aprofundando este tema e partilhando conhecimentos.. vou ver esse video allweed

Abraços e bons cultivos
elduderino
elduderino
Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/09/2017

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Qua Set 27, 2017 11:29 am
Agradeço a todos a ajuda que deram, em especial ao allweed pela quantidade de informação de alta qualidade que nos forneceu. Estava com receio de abrir mais um tópico que acrescentasse pouco ou nada mas depois do que li acho que já justificou a abertura do tópico.

Voltando à minha caixa de secagem, retirei a caixa anti humidade e coloquei um higrómetro dentro da caixa de cartão. Tenho leituras a rondar os 77-80%. Vou instalar duas ventoinhas de pc ( não comprei as de 12X12 mas sim umas mais pequenas porque o espaço a ventilar não é assim tão grande.) para fazer a circulação de ar e ver se consigo baixar a percentagem de humidade com este método. Não estava nada a contar ter níveis de humidade tão altos mais a mais depois de ter acontecido aquela situação com a planta em que apanhou um fungo. Botrytis penso que seja esse o nome do fungo.

Obrigado!


..."I smoke two joints in time of peace
And two in time of war
I smoke two joints before I smoke two joints
And then I smoke two more"...
allweed
allweed
Mensagens : 83
Data de inscrição : 29/06/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Qua Set 27, 2017 11:52 am
Boas, elduderino,

Não tens nada que agradecer, sempre às ordens!!!

Já que tens as ventoinhas de pc e consegues aplicá-las na tua caixa, podias fazer uma recolha de dados, tipo, valor de humidade antes das ventoinhas trabalharem e depois de as pores a funcionar anotar os valores de humidade de x em x tempo, não é preciso ser de 5 em 5 minutos.

Para tentarmos perceber se baixa a humidade, se baixar, tentarmos perceber se conseguimos através de um controlo ON/OFF manter a humidade em determinado valor.

Força aí na tua secagem, e não deixes isso apanhar fungos.... Suspect


Cumps e Bons Cultivos!!!!

"Herb the gift from the earth
And what's from the earth
Is of the greatest worth
So before you knock it try it first
You'll see it's a blessing
And it's not a curse


Burn One Down by Ben Harper
Bode
Bode
Mensagens : 708
Data de inscrição : 07/08/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Qua Set 27, 2017 3:00 pm
Este é o espirito que se quer... Razz

Boa sorte com a secagem e vai mantendo a malta informada, se possível.

@Alweed: sobre a humidade eu tinha lido que o ideal é manter entre os 50% e 55%. Não me lembro onde, já li tanta coisa...
O pessoal da Dinafem por exemplo aconselha 50% os primeiros 3 dias e depois aumentar para 60%.
Eu quando sequei o cultivo anterior deixei a humidade andar entre os 50% e os 60% e nos dias que vi que estava a passar meti um desumidificador no quarto para manter a coisa abaixo dos 60%. Houve alguns dias que baixou dos 50%, mas foi só de dia e como não tenho humidificador, não houve muito que pudesse fazer. Fui apenas controlando diariamente.
Imagino que entre os 45% e 70% não há uma regra fixa, tem também a ver com a temperatura ambiente. Cada um encontra o que melhor se adequa ao seu caso. 
O que me parece que o pessoal está todo mais ou menos de acordo é com os 45% de mínima e os 70% de máxima.... Smile
allweed
allweed
Mensagens : 83
Data de inscrição : 29/06/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Qua Set 27, 2017 3:20 pm
Boas, Paidascabras,

Eu também tive a re-pesquisar, e os 63% acho que é durante a cura, daí haver pessoal que usa Boveda que mantém a humidade nos 63%... Mas já nos frascos de vidro.

Tens razão um gajo lê tanta coisa, que até me baralho todo... eheheh

Mas voltando à secagem, são esses valores que precisamos, o controlador que expus ontem, pode muito bem, para além de controlar as ventoinhas de pc, poderíamos controlar também o funcionamento ON/OFF do desumidificador, caso seja possível, numa grande maioria não dá sem "chanatar" o desumidificador...

Eu vou abrir o tópico, assim que tenha tempo, e vou/vamos fazer uns testes já lá tenho uma caixa de cartão, as ventoinhas, e sensores de temperatura e humidade e vou fazer uns testes e medições para ver se vale a pena darmo-nos ao trabalho.


Cumps e Bons Cultivos!!!!

"Herb the gift from the earth
And what's from the earth
Is of the greatest worth
So before you knock it try it first
You'll see it's a blessing
And it's not a curse


Burn One Down by Ben Harper
Bode
Bode
Mensagens : 708
Data de inscrição : 07/08/2017
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Qua Set 27, 2017 3:46 pm
Boa boa! Vou seguir esse tópico atentamente!
Ainda sobre a secagem, a mim é o que me mete mais nervoso. 
Imagina um gajo ter um problema de bolor ou uma coisa desse género depois de ter conseguido passar por todo o cultivo sem problemas... deve ser horrível. E não é tão raro como parece!
Que Jah nos proteja a nossa ervinha até ela estar a bater-nos no cérebro!
MW2T1999
MW2T1999
Mensagens : 677
Data de inscrição : 19/10/2014
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Qua Set 27, 2017 6:29 pm
A secagem também me assusta a mim!! :S :S hehe
Davidvh
Davidvh
Mensagens : 184
Data de inscrição : 04/09/2017

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Qua Set 27, 2017 8:44 pm
acho que assusta a toda a gente o facto de poder estragar todo um processo de meses de cultivo quando quer secar...
MW2T1999
MW2T1999
Mensagens : 677
Data de inscrição : 19/10/2014
tipo de cultura : Terra

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Qua Set 27, 2017 9:55 pm
pode haver quem não pense no assunto xD
elduderino
elduderino
Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/09/2017

Ajuda na secagem - Página 2 Empty Re: Ajuda na secagem

Sex Set 29, 2017 2:13 pm
Boas pessoas.

Desculpem não ter dado mais notícias mas tenho andado ocupado.

Ontem consegui adicionar uma ventoinha à caixa de secagem. Passadas duas horas fui ver o que marcava o higrómetro e ocorreu uma diminuição na humidade de 3%. Pouco resultado para quem tinha leituras de 80% de humidade.

Retirei a caixa do espaço onde estava e meti um desumidificador a trabalhar durante umas 3-4 horas.

Voltei a colocar a caixa no espaço onde se encontrava e passada uma hora tinha leituras de 73% de humidade, valor esse que mantém-se até agora.

A ventoinha que tenho instalada tem aproximadamente 7X8 cm. É um pouca mais pequena que as que normalmente são utilizadas para este fim. Essas têm 12X12.

A minha questão é a seguinte: Instalo mais uma ventoinha igual à que tenho neste momento ou instalo uma de 12X12? ficando esta de 12X12 a extrair o ar e a outra mais pequena a servir de intracção? Será que vai adiantar?

A temperatura tem-se mantido no 20-21º, não tenho observado grandes oscilações.

Obrigado.


..."I smoke two joints in time of peace
And two in time of war
I smoke two joints before I smoke two joints
And then I smoke two more"...
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos