Forum Cannabis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


THGrow

 Legalização da canábis regressa ao Parlamento Spritz11

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

 Legalização da canábis regressa ao Parlamento Chanti10

THGrow

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

Magic Mountain Genetics

THGrow


Ir para baixo
Big Buds
Big Buds
Mensagens : 1644
Data de inscrição : 22/11/2011
tipo de cultura : Terra, Hidro,

 Legalização da canábis regressa ao Parlamento Empty Legalização da canábis regressa ao Parlamento

Qui Dez 11, 2014 8:21 am
O Bloco de Esquerda propõe a legalização do cultivo para consumo pessoal e a criação de clubes sociais de canábis, para que os consumidores possam "fugir às malhas perversas do mercado clandestino e subterrâneo do tráfico ilegal das drogas".

O deputado bloquista João Semedo apresentou esta quarta-feira a iniciativa que o Bloco pretende levar ao debate parlamentar a seguir à interrupção dos trabalhos da Assembleia da República. "Até lá, faremos um grande debate público sobre a matéria", acrescentou Semedo.

"Em Portugal deram-se passos muito importantes na política das drogas. Há dez anos foi descriminalizado o consumo e a partir daí foi construído um edifício sólido no domínio da prevenção e tratamento da toxicodependência", lembrou o deputado, sublinhando o contributo do Bloco para a mudança da abordagem política face à toxicodependência.

"O proibicionismo fracassou: não reduziu o número de consumidores de drogas ilícitas e não protegeu a saúde desses consumidores", prosseguiu Semedo, apresentando como alternativa "um sistema equilibrado, regulado e ponderado que permita aos consumidores de canábis fugir às malhas perversas desse mercado clandestino e subterrâneo do tráfico ilegal das drogas".

"A dar este passo, Portugal não será pioneiro. Na Suíça, na Bélgica, na Espanha e agora no Uruguai, o cultivo para consumo próprio foi legalizado", recordou o deputado, convencido de que "temos de olhar para este problema com lucidez e bom senso. A canábis é a droga mais consumida e se compararmos os seus aspetos nocivos com o álcool, vemos que têm uma dimensão muito menor".

O projeto do Bloco legaliza o cultivo até dez plantas de canábis para uso pessoal e propõe a introdução dos clubes sociais de canábis, um modelo recomendado pelas associações internacionais antiproibicionistas e que já funciona em Espanha há mais de uma década. Estes clubes são formados por cidadãs e cidadãos maiores de 18 anos que se declarem consumidores de canábis e paguem a quotização que lhes permite adquirir a canábis produzida exclusivamente para o consumo dos sócios. De acordo com a proposta bloquista, estes clubes sociais deverão requerer a autorização para plantar canábis ao Infarmed, que regulará e fiscalizará a produção destinada a cada clube. No preço da venda aos sócios estará incluído um imposto especial, a criar na aprovação do próximo Orçamento, caso a lei tenha luz verde da maioria.

"Conheço muitos deputados do PSD e do PS - e até alguns poucos do CDS - que confessam o seu entusiasmo por este tipo de políticas não proibicionistas", disse ainda João Semedo aos jornalistas acerca das hipóteses de sucesso desta iniciativa quando for a votos no Parlamento.

http://www.esquerda.net/artigo/legaliza%C3%A7%C3%A3o-da-can%C3%A1bis-regressa-ao-parlamento/23988
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos